Image source - Pexels.com

Presbiopia – afinal de contas, o que é?

É possível que você já esteja com presbiopia e não sabe.

Você tem sentido uma vista cansada e com uma crescente perda da capacidade de focalizar o que vocês está tentando enxergar? Anda sentindo cansaço ao tentar ler, ler de perto ou longe, até o seu próprio celular?

Sabia que estes sintomas são 100% comuns com pessoas que estão iniciando os 40 anos.

Quase 30% de toda população mundial tem presbiopia ou visão cansada.

Até pessoas que estão passando por outras doenças visuais, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, sentem após os 40 anos que a visão começa cansar mais facilmente e também um tanto embaçada.

Entenda que a presbiopia é um evento normal à medida que envelhecemos, porém este momento pode ser encarado de várias maneiras pois é carregado de um peso emocional e significativo que na maioria das vezes é ignorado.

Uma vez que a presbiopia não é tratada pode ocasionar uma perda de qualidade de vida e uma queda significativa em produtividade.

Mas agora quais são os sintomas de Presbiopia?

O primeiro sintoma que você vai perceber é ter de segurar qualquer coisa pra ler tendo que esticar o braço. É preciso afastar os objetos para conseguir focalizar com exatidão para ter certeza o que está sendo lido.

Outro sintoma bem comum são as dores de cabeça e a própria fadiga ocular. Dois sintomas que que chegam a invalidar a leitura costumeira do brasileiro. Seja aqu

ela leitura habitual de um jornal ou aqueles que costumam ler um bom livro toda semana.

Cheguei aos 40! Por qual motivo estou tendo esta maldita Presbiopia?

Calma! É da vida! Chegamos nesta idade com potencial para muitas atividades e com poder para crescer em várias áreas de nossa vida. Porém infelizmente nossos olhos não acompanham muito bem essa evolução de nosso ser. rs.

Nossos olhos sofrem o que chamamos de espessamento gradual e uma certa perda de flexibilidade da lente dentro do olho.

Esta lente natural do olho possui um conjunto de proteínas e fibras musculares que com o tempo vai ficando mais endurecida e um tanto menos elástica a cada dia que passa.

Ok, então qual é o tratamento para presbiopia mais indicado por especialistas?

Os queridos óculos, incluindo os óculos multifocais que proporcionam um excelente campo de visão. Também é possível corrigir este problema com as lentes de contato e a própria cirurgia ocular.

Óculos

Todo indivíduo que chega aos 40 anos com aquela visão cansada decorrente da presbiopia precisa de um óculos completo que possua uma lente adequada e uma armação que combine com seu formato de rosto.

Com toda certeza você precisa de uma lente multifocal que forneça um excelente campo de visão que te ajude a enfrentar os maus momentos que a presbiopia te ocasiona.

A luz artificial e o brilho intenso do sol assustam os olhos que estão com presbiopia, pois a sensibilidade à luz aumenta e o desconforto só piora. Uma boa pedida é apostar em uma lente que receba um tratamento fotossensível que escure automaticamente quando aparece a luz solar.

Outro ponto que você considerar é incluir em seu óculos uma tecnologia antireflexo. Essa tecnologia tem o propósito de eliminar todo e qualquer reflexo que com certeza irá perturbar sua vista e acaba ocasionando aquela frequente fadiga ocular. E outro benefício para os motoristas é uma lente antireflexo pois ela diminui o brilho dos faróis e ajuda aumentando o campo de visão quando dirige a noite.

Lentes de Contato

As lentes de contato como já falamos aqui, é muito utilizada por pessoas que acreditam que os óculos as deixam feias, ou não se adaptaram bem as armações.

Para corrigir a presbiopia você pode adquirir as lentes de contato mais comuns de mercado, como as lentes de contato gelatinosas ou as de materiais permeáveis. A escolha é identificar qual lente de contato você mais se adapta.

Cirurgia para Presbiopia

 

Últimos artigos

Talvez isso possa te interessar