Miopia – afinal de contas, o que é?
Cerca de 45 milhões de pessoas sofrem com Miopia no Brasil e no mundo esse número chega a casa do 1 bilhão e meio de pessoas que tem dificuldades para leitura de longe.
É comum vermos pessoas com Miopia fechando os olhos para enxergar melhor, isso acontece pelo motivo de seu globo ocular estar achatado causando um tipo de refração.
Refração ou mudança de direção.
Este termo se refere a mudança de direção que a luz percorre dentro do olho, meio que desviando da retina, gerando essa distorção e dificuldade para enxergar objetos de longe.
Esta distorção é chamada de alongamento axial.
Perguntas para saber se possivelmente você está com Miopia.
Esta sentindo dores de cabeça constantemente, principalmente no final do dia?
Tem sentido uma espécie de fadiga ocular, fica cansado facilmente com preguiça de tentar ver?
Frequentemente tem que forçar a visão ou dar aquela franzida dos olhos para conseguir ver?
Ao dirigir tenta ver uma placa muito longe e não consegue?
É bem comum se confundir Miopia com Astigmatismo e Hipermetropia, pois os sintomas são bem parecidos. Por esse motivo é importante você procurar um oftalmologista para identificar exatamente se você está com Miopia de fato e qual grau você se encontra.
Se você for diagnosticado com Miopia você deve se perguntar quais os fatores determinantes para o surgimento de Miopia.
O fator genético com certeza é o principal motivo da doença, mas agora tem aumentado o surgimento de miopia em usuários de celular e tablets. O mais alarmante é que essa doença é permanente, podendo ser tratada de alguma maneira que vamos falar na sequência.
Quais tratamentos existem para Miopia?
Depois de descobrir que você tem Miopia é preciso aprender a como conviver com ela e quais são as iniciativas certas para barrar seu avanço.
Agora claro que qualquer iniciativa tomada logo no início, logo no surgimento da doença melhor. A miopia pode se agravar com o tempo e se faz fundamental procurar um oftalmo ou um optometrista para determinar qual nível da doença seus olhos se encontram.
São três as maneiras de resolver a questão de seus olhos com miopia, são elas: As cirurgias de refração, as lentes de contato e os óculos de grau.
Quais são os Tipos de Miopia:
Miopia degenerativa
Este tipo de miopia é difícil de encontrar mas muito agressiva. Geralmente ocorre quando há alguma lesão ocular e se inicia esse processo degenerativo, podendo levar até a cegueira por se tratar de uma doença progressiva.
Miopia de curvatura
Este tipo de miopia ocorre quando a córnea ou o cristalino do olho estão com uma curva mais destacada que o normal.
Miopia Axial
A miopia axial é identificada por um globo ocular mais longo, justamente quando o grau da doença atinge seu ápice, estando mais próximo até da cegueira.
Miopia Secundária (miopia de índice)
Quando a pessoa chega na terceira idade é quando doenças como catarata ou glaucoma começam a surgir, logo com isso a chamada miopia secundária ou de índice começa a gerar uma degeneração ou deslocamento do cristalino.
Miopia Congênita
Esse tipo de miopia é um dos mais terríveis mas geralmente estão presentes desde o nascimento e tem causa genética.
Vamos falar agora um pouco sobre as Causas da Miopia
A miopia esta geralmente ligada com o formato do globo ocular e/ou da forma como sua córnea é uniformemente curva, aonde qualquer raio de luz não é direcionado da maneira correta e ocorre assim o desfoque. Desse jeito a visão fica borrada e não há quem consiga enxergar.
Quando o globo ocular é mais achatado que o normal a córnea acaba se tornando mais curva e a luz borra a visão ao invés de manter-se na retina.
O pior de tudo é que se não tratada a miopia se agrava ao longo do tempo podendo chegar a estágios cada vez mais piores e em alguns casos chegando até a cegueira.
Falando agora um pouco dos Tratamentos para Miopia:
O primeiro passo para ajudar seus olhos contra miopia é assim que detectada doença com seu oftalmologista iniciar um tratamento adequado para se conviver com ela sem preocupações.
Vamos falar sobre cada uma das opções de tratamento, são elas: Cirurgia Refrativa, óculos de grau e as lentes de contato.
Cirurgia Refrativa
Esta cirurgia envolve o uso de laser para mexer exatamente na curvatura da córnea, de modo que irá ajustar seu formato para consertar tanto olhos com miopia, quanto astigmatismo e hipermetropia.
É importante destacar que não basta ter um grau baixo de miopia para achar que fazendo uma cirurgia irá se livrar de usar óculos ou lentes. O indicado é que apenas após o alto grau(acima de 6) tenha sido atingido é que é possível realizar este procedimento.
Atualmente, final de 2020, existem 2(dois) tipos de de Cirurgia Refrativa, a chamada LASIK, a PRK.
PRK se trata de uma técnica de raspagem na parte externa da córnea e a aplicação de luz ultravioleta diretamente na parte curva da membrana. Dessa maneira as imagens terão maior nitidez e clareza.
Já a cirurgia a laser LASIK é indicada quando a córnea é muito fina e o canal de acesso utilizado é o canto do olho, ou lamela, para que através deste caminho o laser possa fazer uma correção adequada do globo ocular.
Ainda temos a cirurgia refrativa LASEK que é recomendada para casos mais graves.
Óculos de Grau
Os óculos são de longe a melhor opção para uso, correção e peça de grife para alguém que enfrenta miopia.
A capacidade de adaptação que o óculos proporciona e, usando uma armação adequada(como as da Lugemani) você tem conforto garantido.
Além de conforto você precisa que algum profissional ótico identifique qual melhor armação para o tipo de lente que sua miopia necessita.
Tem outra vantagem ainda diante dos óculos e as lentes de contato é que a com os óculos você não precisa ficar dando manutenção constante, muito menos ter que ficar tirando e botando, como é no caso das lentes de contato, atitude que pode eventualmente desencadear uma infecção ocular.
Fora que em tempos de COVID-19 os óculos desempenham um papel protetivo interessante já que é possível contrair esta doença pelo ar, e os olhos estando descobertos facilita a passagem do vírus.
Lentes de Contato
As lentes de contato são muito utilizadas por quem não gosta de óculos. São as pessoas que não acham óculos confortáveis de maneira nenhuma.
Há diferentes tipos de lentes de contato, as mais procuradas são as lentes gelatinosas, lentes rígidas e lentes tóricas.
Existe também as lentes rígidas, descartáveis e até as coloridas para quem quer impressionar com cores de olhos diferentes.
Conclusão
Conseguimos analisar diferentes fatores que agravam, desencadeiam e envolvem o portador de miopia e por fim podemos identificar as melhores práticas para evitar e administrar essa doença.
Como última recomendação te pedimos que visite um oftalmologista por pelo menos 1(uma) vez ao ano, as consultas são relativamente baixas, dependendo do consultório é claro, mas este é o primeiro passo assim que você começar a perceber os sintomas de Miopia surgir em você ou quando você notá-los em seus filhos ou netos.
uma outra recomendação importante é o seguinte: Proteja seus olhos do sol utilizando lentes com proteção UV, as lentes que possuem proteção contra os raios ultravioletas são fundamentais para garantir a boa visão durante mais tempo.
Cuide para que a iluminação do ambiente aonde você faz suas leituras ou aonde sua visão é exigida esteja bem ajustada para que seus olhos não sejam forçados rotineiramente.
Posso apenas te recomendar a consumir alguma coisa rica em betacaroteno, como a cenoura, fígado ou a maçã… mas queremos fazer mais, vou te convidar a baixar nossa Lista de Alimentos que Favorecem a Visão clicando aqui pois temos a certeza que esse material já te ajudará a compreender melhor como seu estilo de vida impacta na saúde de seus olhos.
Por último e não menos importante te pedimos que DEIXE DE FUMAR. Exatamente, o uso de cigarro aumenta as chances de catarata e as DRMI (degeneração macular relacionada à idade)
Temos a certeza que seguindo estes passos você conseguirá superar os sintomas terríveis que a miopia ocasiona.
Conte conosco e até a próxima.