Catarata – afinal de contas, o que é?
A temida catarata costuma assustar mais as faixas etárias mais experientes quando já estão a ponto de fazer alguma cirurgia para tentar corrigir o problema sem nenhum efeito colateral.
Mas infelizmente as pessoas que entraram nos 40 anos ainda não se conscientizaram que estão passando por uma fase crítica para o inicio da formação da catarata que anos depois podem levá-los até a cegueira.
O que é de fato a catarata? Se trata de uma perda de transparência do cristalino que tem como objetivo gerar a capacidade de foco para as diferentes distâncias que nosso olhos precisar trabalhar para nos fazer ver.
O que geralmente acontece por volta dos 40 anos é o surgimento da presbiopia(visão cansada) pois cada parte do cristalino começa aumentar de espessura e de diâmetro causando uma dificuldade para enxergar de perto.
Catarata pode causar cegueira?
Com o advento da idade o próximo passo da presbiopia é essa perda de elasticidade da lente natural do olho, tornando-o opaco. Nesse sentido vai se tornando conturbada visão aonde chega o ponto do individuo ver apenas vultos e luzes até o ponto em que a cegueira pode surgir.
Crianças podem estar com catarata?
Sim, de acordo com uma má formação genética no DNA ou talvez sua mãe teve rubéola, sífilis ou toxoplasmose nos primeiros meses de gestação.
Como identificar se você esta com surgimento de Catarata após os 40 anos? Quais são os sintomas da catarata?
Maior dificuldade para perceber detalhes de contorno e formas podendo achar que peças, artigos e até pessoas estão disformes e muito borrados.
Visão turva, nublada ou esfumaçada.
Uma forte sensibilidade à luz;
Confusão com as cores;
Dificuldade para ler, digitar, dirigir e até andar;
Trocas frequentes no grau dos óculos;
Quais os elementos de risco?
- A própria idade. Quem já passou dos 65 anos tem 20% de chance de estar com catarata, enquanto pra quem passa dos 75 anos esse número aumenta para mais 50%.
- Qual tipo de infecção que ocorrer nos olhos também desencadeia um quadro de catarata.
- A diabetes (já falaremos mais dela)
- A falta de cuidado com a luz solar excessiva.
- Quem precisar utilizar colírios com corticoides de forma prolongada fatalmente terá catarata.
- E também quando alguma batida, úlcera, trauma nos olhos pode desencadear um quadro de catarata.
Mas afinal quais são os tipos de Catarata?
Nem sempre a Catarata ataca somente os de mais idade, existem fatores que pode contribuir para desenvolver a doença em pessoas mais novas.
Vamos entender melhor cada um desses tipos de catarata agora:
CONGÊNITA
Este tipo de catarata é comum atingir as mulheres na gravidez e podem infelizmente também acabar afetando o bebê. Mulheres que fazem uso de álcool, cigarro e drogas podem desenvolver catarata na pequena criança.
Se esta doença não for detectada na criança logo cedo poderá desencadear uma perda definitiva na visão da criança.
TRAUMÁTICA
Novamente se engana quem pensa que catarata é uma doenças apenas para velhinhos. Caso você tenha uma batida grave, um trauma ocular, pode desencadear o surgimento de catarata independente da idade que você se encontrar.
Muitas vezes este tipo de catarata atinge apenas o olho que foi traumatizado. Claro que o problema não surge imediatamente, a doença pode se manifestar muito tempo depois.
Por esse motivo é importante visitar um oftalmologista anualmente para poder identificar se há esse tipo de doença em você.
DO DIABETES
A miopia transitória é muito comum em pessoas portadoras do diabetes devido aos altos níveis de glicose que afetam diretamente as proteínas do cristalino. Esta situação afeta as propriedades ópticas que acabam interferindo na sua acuidade visual.
Um alerta fundamental é todo indivíduo com diabetes precisa consultar regularmente um consultório oftalmológico, para identificar logo o problema assim que surgir pois a catarata ligada ao diabetes tende a surgir muito precocemente.
DEVIDO A MEDICAMENTOS
Os efeitos colaterais do uso contínuo de medicamento pode ocasionar perturbações oculares com aumento da sensibilidade à luz, como a fotofobia.
Qualquer tipo de automedicação é prejudicial a nosso saúde ainda mais quando é usado corticoides aonde os efeitos negativos são imensos. E os olhos não ficam de fora dessa, esses efeitos colaterais podem desenvolver catarata precoce em você.
Agora que você já entendeu quais os sintomas e os tipos de catarata, vamos as maneiras de prevenção desta doença.
- Ir ao Oftalmologista pelo menos 1 vez ao ano.
- Óculos de Sol e de Grau
- Verifica a Diabetes
- Coma melhor nutritivamente
- Elimine bebidas alcóolicas e o tabaco.
- Cuidados com os Medicamentos
Cada um destes meios de prevenção à catarata devem estar em sincronia para que sua saúde ocular esteja apta para vencer o avanço da doença.
Quais os TRATAMENTOS que trazem mais resultados para enfrentar esta doença?
- Cirurgia para trocar o seu cristalino.
- Os óculos neste caso não resolveria o problema depois que a doença já está instalada, pois toda aquela opacidade própria da catarata irá continuar prejudicando a qualidade de visão.
- O melhor que este tipo de cirurgia é bastante simples, e não precisa de internação.
- Basicamente o médico cirurgião realiza a remoção do cristalino que foi identificado por meio do ultrassom e na sequência é introduzido uma lente intraocular(LIO).
O cristalino estará sendo substituído por esta lente que garantirá uma visão renovada em poucos dias, podendo enxergar tudo normalmente de novo.
Quais Riscos Envolvem um cirurgia de Catarata?
Ao procurar seu oftalmologista esclareça todas as dúvidas para se tranquilizar sobre todo o procedimento, O que pode te adiantar é que se trata de um procedimento simples, mas como é uma cirurgia existe o risco de algum sangramento, infecção ou até o descolamento da retina. Situações totalmente controláveis pelo profissional que estará realizando o procedimento, mesmo que estes episódios sejam mais raros.
Portanto o que nós da Lugemani te recomendamos é, assim que começar a perceber os sintomas de catarata procure um oftalmologista imediatamente para te auxiliar quais atitudes tomar.
Compartilhe esta postagem para lembrar seus familiares e amigos sobre estes pontos para ajuda-los a descobrir esta doença mais rapidamente e evitar sua evolução.