Astigmatismo, afinal de contas, o que é?
Você está tendo dificuldades para leitura, a visão fica desfocada e as bordas das palavras e linhas parecem não tão bem definidos? mesmo tentando esticar o braço para tentar melhor não resolve? você pensa que pode ser uma simples dor de cabeça passageira, ou uma crise cansaço não é mesmo…. mas saiba que estes são indícios de um quadro de Astigmatismo.
Essa doença visual chamada Astigmatismo nada mais é que a dificuldade de enxergar de perto e também de longe, seguida de falta de nitidez, visão borrada, fotofobia e dor de cabeça.
E uma linguagem simples o Astigmatismo se trata de uma achatamento da córnea que acaba borrando a visão. Geralmente esta doença é genética e pode estar associada a Miopia e a Hipermetropia.
Entenda melhor como essa doença funciona, como perceber e confirmar os sintomas e se há uma maneira de prevenir sua manifestação ou avanço.
Por que está tudo borrado?
Junto com a Miopia e a Hipermetropia o Astigmatismo atrapalha a vida de muitos brasileiros que precisam ver bem e não conseguem.
Pensa em uma laranja bem redondinha, assim é nossa córnea.
Agora pense em uma manga.
É isso que o astigmatismo faz com nossa córnea, deixa ela ovalada, dessa forma toda luz que entra em nossos olhos é refratada, tem sua direção modificada, aumentando os pontos de foco de luz.
Em um olho normal temos apenas um foco de luz. Enquanto em um olho com astigmatismo tem mais de um ponto focal.
Em outras palavras esta doença se trata de uma alteração na curvatura de sua córnea que por “n” motivos pode estar esticada, ovalada, tornando a visão borrada, com pouca nitidez e também com uma sensibilidade maior à luz, a chamada Fotofobia, como também as terríveis dores de cabeça que acompanham o sofrido portador do astigmatismo.
Você pode nascer com esta doença ou pelo seu estilo de vida desenvolvê-la.
Com um simples exame de vista você consegue confirmar se está sendo abatido pelo temido astigmatismo.
Claro que recomendamos sempre que você procure um profissional qualificado que irá lhe passar certeza do grau de problema que você está enfrentando, principalmente na hora de fazer seus óculos pois se as medidas forem mal feitas será “pior emenda do que o soneto”.
Existem inúmeros casos de piora no quadro de doenças oculares por uso de óculos de grau mal confeccionados. Fique atento, procure sempre lojas, óticas e profissional habilitados.
Responda estas perguntas e descubra mais dos Sintomas do Astigmatismo
- Já aconteceu de confundir alguma letra ou número? talvez trocar um H ou M ou N; número 6 por 8 ou o.
- Já embaçou a visão?
- Os olhos cansam facilmente?
- Começou a ler e sentiu dificuldade na leitura de perto?
- Esta dirigindo e quando foi ler uma placa sentiu dificuldade?
- Tá sentindo dores de cabeça e nos olhos?
- Quando está escuro e alguém liga a luz, como você se sente? (fotofobia)
Bem, com estas perguntas respondidas você já consegue ter uma noção se pode estar com astigmatismo ou não.
Entenda que estas perguntas não são definitivas, é necessário passar por um oftalmologista até para ele bater uma receita e você levar em uma ótica de sua confiança para começar a corrigir/prevenir o avanço desta doença.
É possível corrigir?
A primeira recomendação é você adquirir um óculos de qualidade que possa frear o avanço do astigmatismo e te devolva a visão adequada.
Em termos de cirurgia na realidade você consegue resolver o problema, através de uma consulta oftalmológica, seu médico irá identificar o grau de seu astigmatismo e determinar a possibilidade de corrigir. Em casos de astigmatismos leves e moderados talvez um cirurgia refrativas como PRK e LASIK podem ajudar.
Seu oftalmologista poderá avaliar qual procedimento adotar para você não precisar mais utilizar óculos.
Qual diferença entre Astigmatismo e a Miopia?
Miopia é a dificuldade para enxergar de longe, enquanto o Astigmatismo você sente dificuldade tanto para perto quanto para longe.
Qual diferença entre Astigmatismo e a Hipermetropia?
Hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto, enquanto o Astigmatismo você sente dificuldade tanto para perto quanto para longe.
Quais os tratamentos mais indicados?
Você consegue tratar seu astigmatismo com óculos de grau, lentes de contatos e as cirurgias refrativas PRK e LASIK que falamos anteriormente.
Lentes de contato ou óculos de grau?
Essa pergunta é muito pessoal, as lentes de contato podem te trazer maior flexibilidade, também por que não sujam, não embaçam, etc.
Agora as duas opções irão servir para você resolver o problema, agora vai de sua adaptação com as lentes de contato ou preferir utilizar um par de óculos que além de ajudar a combater o astigmatismo possa também ser uma peça de estilo, obviamente a armação deve leve, com estrutura arrojada e bonita e que te torne mais atraente.
É interessante notar que o óculos se torna uma peça de moda para você combinar com suas roupas e diferentes situações do dia a dia. Desde ir ao trabalho, estudar até ir em uma formatura ou casamento. Também deve ser considerado os diferentes formatos de óculos que possam combinar com seu rosto, isso faz toda diferença.(linkar com post dos formatos)
É possível curar Astigmatismo?
Não, ainda não é possível. Talvez em alguns anos a tecnologia avance ao ponto disso, enquanto isso não acontece que tal dar uma passadinha em uma de nossas lojas e conhecer alguns de nossos modelos de óculos.
Qual papel do Astigmatismo com a depressão?
Na realidade qualquer distúrbio emocional pode ocasionar falha no sistema visual através de espasmos, coceiras e incômodos constantes. Inclusive a depressão prejudica o corpo humano em várias áreas de nossa vida e precisa ser identificada logo para que um profissional da área possa te auxiliar.
Compartilhe esta postagem para lembrar seus familiares e amigos sobre estes pontos para ajuda-los a descobrir esta doença mais rapidamente e evitar sua evolução.